A fotoproteção da pele é muito importante para prevenir não só as queimaduras agudas pelo sol, como também para evitar danos de longo prazo provocados pela exposição solar: rugas, manchas, flacidez e até o câncer de pele.
Os filtros solares são substâncias usadas para proteger a pele da radiação ultravioleta do sol. O fator de proteção solar (FPS) – elemento que diferencia os vários tipos de filtros – é uma medida que indica quanto tempo uma pessoa pode se expor ao sol sem se queimar, em comparação com o tempo que poderia permanecer exposta caso não estivesse protegida. Além do FPS, o tempo de exposição solar segura varia também de acordo com o tipo de pele: peles mais claras – que possuem menor quantidade de melanina - são mais sensíveis que peles morenas - que possuem maior quantidade de melanina.
A fotoproteção deve ser realizada não apenas nas férias, praia e piscina: diariamente, até mesmo em dias chuvosos ou nublados, devemos aplicar filtro solar com FPS entre 15 e 30, em todas as áreas expostas (rosto, pescoço, mãos e braços).
Nas situações de exposição solar prolongada alguns cuidados adicionais devem ser tomados:
-aplicar o filtro solar meia hora antes da exposição e reaplica-lo a cada 2 horas;
- reaplicar o filtro após mergulhar nos mar ou piscina, ou ainda, em casos de transpiração excessiva;
-usar óculos de sol e chapéu;
- lembrar que ficar dentro da água ou em baixo de guarda sol não dispensa o uso do filtro solar.
Importante: a fotoproteção não é apenas um cuidado estético. É também uma necessidade para a prevenção do câncer de pele!