domingo, 26 de fevereiro de 2012

Fotoproteção - Como usar os filtro solares


A fotoproteção da pele é muito importante para prevenir não só as queimaduras agudas pelo sol, como também para evitar danos de longo prazo provocados pela exposição solar: rugas, manchas, flacidez e até o câncer de pele.
Os filtros solares são substâncias usadas para proteger a pele da radiação ultravioleta do sol. O fator de proteção solar (FPS) – elemento que diferencia os vários tipos de filtros – é uma medida que indica quanto tempo uma pessoa pode se expor ao sol sem se queimar, em comparação com o tempo que poderia permanecer exposta caso não estivesse protegida. Além do FPS, o tempo de exposição solar segura varia também de acordo com o tipo de pele: peles mais claras – que possuem menor quantidade de melanina - são mais sensíveis que peles morenas  - que possuem maior quantidade de melanina.

A fotoproteção deve ser realizada não apenas nas férias, praia e piscina: diariamente, até mesmo em dias chuvosos ou nublados, devemos aplicar filtro solar com FPS entre 15 e 30, em todas as áreas expostas (rosto, pescoço, mãos e braços).




Nas situações de exposição solar prolongada alguns cuidados adicionais devem ser tomados:
-aplicar o filtro solar meia hora antes da exposição e reaplica-lo a cada 2 horas;
- reaplicar o filtro após mergulhar nos mar ou piscina, ou ainda, em casos de transpiração excessiva;
-usar óculos de sol e chapéu;
- lembrar que ficar dentro da água ou em baixo de guarda sol não dispensa o uso do filtro solar.

Importante: a fotoproteção não é apenas um cuidado estético. É também uma necessidade para a prevenção do câncer de pele!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

DEPILAÇÃO A LASER - MITOS E VERDADES

1- A depilação a laser é definitiva?  Verdade parcial.
Os tratamentos de depilação a laser promovem uma redução permanente dos pêlos. Alguns anos após o tratamento os pêlos voltam a crescer, em quantidade menor e miniaturizados ( mais curtos e finos).

2 - A depilação a laser reduz gradativamente a quantidade dos pêlos? Verdade.
A redução da quantidade de pêlos já começa a ser observada a partir das primeiras sessões do tratamento.

3- A depilação a laser é dolorida? Verdade parcial.
A dor é muito relativa e depende da sensibilidade de cada um. Além disso são utilizados cremes anestésicos durante o tratamento que ameniam os estímulos nervosos no local.

4- O laser para depilação mancha a pele? Mito.
Durante o tratamento podem surgir áreas da pele mais escuras ou mais claras, mas essas alterações da coloração da pele são transitórias.Para evitar a persistência destas alterações é importante evitar a exposição solar durante o tratamento.

5-A depilação a laser pode ser realizada em qualquer tipo de pele? Verdade.
O médico é capaz de regular a potência do laser de acordo com o tipo de pele. Em peles mais morenas o laser será aplicado com uma potência menor.

6- Algumas doenças contra indicam a depilação a laser? Verdade.
Em alguns tipos de doenças de pele ou sistêmicas este tratamento é contra indicado. Por isso é importante ser realizado com acompanhamento médico.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

BOTOX

Quando rimos, ficamos bravos, expressamos espanto ou dúvida os músculos da face se contraem. Com o passar do tempo, a atividade desses músculos resulta no desenvolvimento de linhas de expressão, tais como as linhas da testa , os “pés de galinha” e os vincos entre as sobrancelhas.



A toxina botulínica é aplicada diretamente no músculo responsável pela formação da ruga de expressão, causando seu relaxamento temporário e conferindo ao rosto e uma aparência mais jovem e calma. 

A aparência não muda radicalmente e as expressões faciais são mantidas: o tratamento com toxina botulínica apenas ameniza as linhas de expressão da face na região onde foi aplicada.



Para melhores resultados e expressão natural, a dose e os pontos de aplicação são individualizados, decididos pelo médico após avaliação da necessidade de cada paciente.
O tratamento é rápido e seguro. Os resultados são visíveis 48 a 72 horas após a aplicação e a ação máxima ocorre em 15 dias, perdurando por  cerca de 6 meses.