quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

HIPERIDROSE

Existem dois meios do corpo eliminar líquidos através da pele: a perspiração, que é invisível e formada por vapores e outras substâncias e a transpiração ou suor,constituída principalmente de água. Ambas são um mecanismo natural e essencial através do qual se  mantém o equilíbrio da temperatura corporal e a hidratação da camada córnea da pele.
O excesso de transpiração é chamado de hiperidrose está associado ao aumento da atividade do sistema nervoso autônomo, que regula as funções involuntárias do organismo. Atinge cerca de 1% da população e pode se manifestar em praticamente todo o corpo, sendo mais frequente nas regiões axilar, palmar e plantar.
O uso de antiperspirantes e desodorantes à base de derivados de cloróxido de alumínio ou sais de zircônio controlam o odor mas têm eficácia limitada na redução da transpiração.
Injeções superficiais de toxina botulínica (BOTOX) nos locais afetados bloqueiam a secreção de suor. A duração do efeito anti transpirante do Botox  é de cerca de 6 meses nas axilas, 4 meses nas mãos e 12 meses na face. Depois é preciso repetir a aplicação.