A mesoterapia (atualmente chamada de intradermoterapia) é uma técnica de tratamento desenvolvida na França pelo médico Michel Pistor e inicialmente era utilizada apenas em tratamentos ortopédicos.Esse método chegou ao Brasil na década de 1990 e, desde então, é amplamente realizada em várias alterações estéticas.
As inovações propostas por essa técnica são:
- Uso de medicamento no local da afecção.
- Quantidades e concentrações menores que o uso por via sistêmica.
- Aplicação a cada 7 dias.
As indicações estéticas mais conhecidas são para o tratamento de celulite e gordura localizada. A mesoterapia pode também ser indicada para tratar estrias e flacidez, além de tratar a pele da face ( flacidez, manchas, rejuvenescimento, hidratação e nutrição) e o couro cabeludo ( queda de cabelos).
Existem diversas medicações utilizadas em mesoterapia e a indicação da mescla (associação dos medicamentos) depende do tratamento a ser realizado e da avaliação médica. Como a administração é local, a incidência de reações adversas é menor.
Observações importantes:
1) Não existe “mesoterapia sem agulhas”. Por definição, a mesoterapia implica em injeção local de medicamentos.
2) Nos tratamentos faciais, pode ser utilizada a técnica de “nappage” que consiste na aplicação superficial, praticamente indolor.
3) A mesoterapia melhora a celulite e diminui a gordura localizada, resultando em redução de medidas, porém não emagrece. A perda de peso deverá resultar de um programa de reeducação alimentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário