As mãos , como as demais regiões do corpo, também envelhecem.
Por estarem mais exposta à radiação ultravioleta(UV) são acometidas mais precocemente, ao redor dos 30 anos de idade.O cuidado de fotoproteção deve ser iniciado cedo.
Fatores de envelhecimento cutâneo1) Intrínsecos : genético ou hereditário, raça, sexo (ex: carência de estrogênios na mulher), cor da pele.
2) Extrínsecos: exposição diária à radiação UV, tabagismo, agressões do meio ambiente frio, poeira, poluição), fatores mecânicos.
Alterações clínicas
1)Diminuição da qualidade da elasticidade da pele no dorso das mãos, por alterações das fibras colágenas e elásticas.
2) Diminuição do tecido adiposo no dorso das mãos, com maior visualização da vascularização.
3) A superfície da pele fica mais rugosa e torna-se mais áspera, com a presença de manchas ( melanoses actínicas, queratoses actínicas, púrpura senil, leucodermia solar) e rugas.
4) Aumento na incidência de tumores cutâneos malignos (melanoma, carcinomas basocelular e espinocelular).
Tratamentos
1)Fotoproteção: uso diário de protetores, dando-se preferência aos fotoestáveis, de amplo espectro e resistentes à água
2) Uso de cremes com indicação médica com ativos como: ácido glicólico, ácido retinóico, uréia,lactato de amônia, vitamina C, etc
3) Peelings químicos:,A esfoliação química promove remoção controlada da pele fotoenvelhecida, em que a epiderme alterada é substituída e, na derme, ocorre estímulo para a produção do colágeno. Clinicamente, observa-se a diminuição das rugas finas, a diminuição das hipercromias e a melhora na textura da pele.
4) Laser e luz pulsada: atuam na remoção das manchas e induzem a restauração do colágeno, tratando as rugas e melhorando a textura da pele.
5) Preenchimentos: O preenchimento dos dorsos das mãos pode ser realizado com ácido hialurônico ou ácido polilático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário